Minicursos e Oficinas



Os minicursos e as oficinas são gratuitos para todos(as) os(as) inscritos(as) na IV Semana Acadêmica de Filosofia e no II Encontro da Pós-graduação em Filosofia da UEFS com ou sem apresentação de trabalhos. A maioria dos minicursos terão duração de 9h e serão oferecidos no segundo, terceiro e quarto dia do evento das 14h às 17h. Para mais detalhes sobre cada minicurso e oficina, confira as ementas abaixo. 


Cada inscrito(a) poderá participar de apenas um minicurso ou oficina, visto que acontecerão simultaneamente. As turmas acontecerão com um mínimo de cinco participantes em cada sala.


Para se inscrever em um minicurso ou uma oficina, basta acessar o Formulário de Inscrição disponibilizado abaixo e escolher a opção desejada (não esqueça de fazer também a inscrição para o evento na modalidade sem ou com apresentação de trabalhos).


Faça aqui sua inscrição no minicurso ou oficina de sua preferência.


Os minicursos disponíveis são:


"A FILOSOFIA DE EPICURO"


Ministrante: Prof. Dr. Ágabo Borges de Sousa 


Período: 19, 20 e 21 de setembro de 2023, das 14h às 17h


Ementa: Apresentar a história, as obras e doutrinas de Epicuro, considerando o contexto do helenismo e o desdobrar da escola epicurista, do “Jardim”, em Epicurismo. 


Modalidade: Presencial


Leia mais detalhes sobre o minicurso aqui>>


 

"ENTRE O ANIMAL BIOLÓGICO E O AUTÔMATO CIBERNÉTICO: O PROBLEMA DA REDUÇÃO ANTROPOMÓRFICO-CULTURAL DA INTELIGÊNCIA"


Ministrante: Prof. Dr. Charliston Pablo Nascimento


Período: 19, 20 e 21 de setembro de 2023, das 14h às 17h


Ementa: O minicurso pretende inserir o público participante em um debate corrente nos meios filosófico, antropológico e científico da atualidade: o questionamento à delimitação e antropomorfização cultural do conceito de inteligência e suas categorias e práticas subjacentes (como ‘mente’, ‘cognição’, ‘consciência’, ‘razão’, ‘aprendizado’, ‘criatividade’, ‘conhecimento’, ‘ética’, ‘política’, etc.). 


Modalidade: Remoto


Leia mais detalhes sobre o minicurso aqui>>


 

"FILOSOFIA FEMINISTA NA AMÉRICA LATINA: A CONTRIBUIÇÃO DE FRANCESCA GARGALLO"

Ministrante: Profa. Dra. Salete Maria da Silva


Período: 20 e 22 de setembro de 2023, das 14h às 17h


Ementa: Visando contribuir para a disseminação das ideias feministas produzidas na América Latina, este minicurso destaca as contribuições teóricas de uma das mais representativas autoras deste campo: a filósofa Francesca Gargallo que, ao longo de décadas, até sua morte em 2021, residiu nesta Abya Yala e teceu uma infinidade de reflexões e proposições políticas teoricamente fundamentadas desde suas vivências e experiências como ativista, escritora, filósofa e acadêmica.


Modalidade: Remoto


Leia mais detalhes sobre o minicurso aqui>>



"PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS EM FILOSOFIA: ENTRE ALICE, O XADREZ E A ARANHA"


Ministrante:  Prof. Me. Ângelo Márcio Macedo Gonçalves


Período: 19, 20 e 21 de setembro de 2023, das 14h às 17h


Ementa: Fundamentação e aplicação do processo de composição de argumentos como um diálogo racional através da compreensão da forma e conteúdo do pensamento crítico.


Modalidade: Presencial


Leia mais detalhes sobre o minicurso aqui>>



As oficinas disponíveis são:

As oficinas educacionais nada mais são do que um modelo do processo educativo. Elas se constituem em atividades práticas e coletivas que promovem, em torno de um tema, um momento de interação grupal —  por meio de situações concretas e significativos, desenvolvendo diferentes aptidões e conhecimentos. 


"COMO PRODUZIR UMA INFÂNCIA DO PENSAMENTO EM SALA DE AULA?"


Ministrantes: Equipe do Projeto Sutaques da Escola

Ana Rita Queiroz Ferraz; Lucas Jairo Cervantes Bispo; Jorge Luiz Nery de Santana; Ávila Vitória Cruz Campos; Walter Vinícius Ramos de Andrade; Cássia dos Santos Carvalho. 


Período: 20 de setembro de 2023, das 14h às 17h.


Ementa: A proposta nasce do projeto de extensão Sutaques da Escola: entre filosofia, infância e educação (UEFS). Objetiva exercitar a relação entre o filosofar e o educar, a partir da experiência da infância e através de uma pedagogia da pergunta, valorizando um pensamento em comunidade, a fim de potencializar a liberdade criativa e novos sentidos para a educação. Com foco na pedagogia da pergunta e no conceito de infância, toma como referências pensadores como Paulo Freire e Walter Kohan, respectivamente.


Modalidade: Presencial


Leia mais detalhes sobre a oficina aqui>>