INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS NAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO, MODALIDADE ONLINE 

1.     As sessões de comunicação estão agendadas para ocorrerem das 17h às 18h30 nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, correspondendo aos dias 19 a 21 de setembro de 2023, respectivamente.

2.   Todas as informações pertinentes, incluindo data, horário das apresentações e os links das salas virtuais do Google Meet, podem ser encontradas na programação oficial do evento, acessível através do site: www.saepuefs.com. Recomendamos enfaticamente que os(as) participantes verifiquem previamente os links das salas virtuais do Google Meet associadas às suas respectivas sessões.

3.       As salas virtuais serão disponibilizadas com no mínimo 15 minutos de antecedência para permitir preparações e ajustes antes do início das atividades. Solicitamos que o nome de usuário utilizado no Google Meet corresponda ao nome completo do participante, facilitando a identificação por parte do(a) coordenador(a). Ao entrar na sala do Google Meet, é essencial que todos(as) os(as) participantes se identifiquem, para que o(a) coordenador(a) possa monitorar a presença dos(as) apresentadores.

4.    Durante o início da sessão, recomendamos que todos os microfones permaneçam desligados, a menos que o participante esteja apresentando seu trabalho. Durante a fase de perguntas, somente os(as) participantes autorizados(as) pelo moderador(a) terão permissão para ativar suas câmeras e microfones, a fim de expressar seus comentários. Salientamos que uma conduta comportamental adequada é fundamental para o êxito das apresentações.

5.  As sessões serão coordenadas por docentes e/ou estudantes de Pós-Graduação designados(as) pela organização do evento. Eles(as) serão responsáveis por gerenciar as apresentações e o tempo, considerando o número de trabalhos inscritos(as).

6.    Cada apresentador(a) terá um tempo de 15 minutos para a exposição de seu trabalho. É importante destacar que esse período é dedicado exclusivamente à apresentação do trabalho em si. Caso haja múltiplos(as) autores(as) compartilhando a apresentação de um mesmo trabalho, a divisão do tempo entre eles(as) deve ser previamente acordada, se assim desejarem.

7.  Todos(as) os(as) apresentadores(as) devem permanecer na sala até o término da sessão. Ao final das apresentações, um debate será conduzido pelo(a) coordenador(a) da sala, que também coordenará as perguntas via chat e controlará a sequência das intervenções.

8.  Os(as) apresentadores(as) têm a opção de compartilhar suas telas para a apresentação dos slides, com autorização do(a) coordenador(a). É relevante observar que o tempo dedicado ao compartilhamento de tela será descontado do tempo de apresentação. Portanto, sugerimos que todos os apresentadores acessem a sessão com antecedência para realizar testes técnicos antes do início.

9.       A responsabilidade pelo conteúdo dos trabalhos é exclusiva dos(as) autores(as).

10.   Não existe um modelo obrigatório para os slides, no entanto, recomendamos o uso de fundo branco com fontes em cor preta, com tamanho mínimo de fonte 20, nos slides a serem utilizados.

11.  É imperativo que todos os participantes assinem a lista de presença para a modalidade de comunicação oral. Somente os(as) apresentadores(as) registrados(as) têm permissão para apresentar seus trabalhos, e não é permitida a substituição de apresentadores(as).

12. A responsabilidade integral pela consulta das informações relacionadas às datas das apresentações, locais, horários e links, especialmente para as apresentações remotas, recai sobre os participantes e está disponível no site oficial do evento.

13.   A ausência do(a) apresentador(a) na sessão resultará na não emissão do certificado de apresentação no evento e na exclusão do resumo do livro de resumos do evento.


Estas diretrizes têm como objetivo garantir o êxito das apresentações de trabalhos orais, modalidade online, durante o evento. 

Certifique-se de segui-las para proporcionar uma experiência fluida e produtiva.