INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS NAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO, MODALIDADE PRESENCIAL

1.   As sessões de comunicação estão agendadas para ocorrerem no período das 17h às 18h30, nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, correspondendo aos dias 19 a 21 de setembro de 2023, respetivamente.

2.  As informações referentes ao dia, local e horário das apresentações podem ser encontradas na programação disponível no site oficial do evento: www.saepuefs.com. Recomenda-se que os(as) participantes verifiquem com antecedência as atribuições de salas e locais para suas respectivas sessões.

3.   Docentes e/ou estudantes de Pós-Graduação designados pela organização do evento coordenarão as sessões, gerenciando as apresentações e o tempo de acordo com o número de trabalhos inscritos

4.    Cada apresentador(a) terá um período de 15 minutos para a exposição do seu trabalho. É relevante observar que esse tempo é destinado exclusivamente à apresentação do trabalho em si. Em caso de múltiplos(as) autores(as) compartilhando a apresentação de um mesmo trabalho, a divisão do tempo entre eles(as) deve ser acordada previamente, caso desejado.

5.  Todos(as) os(as) apresentadores(as) deverão a permanecer na sala até o término da sessão. Ao final das apresentações de cada sessão de comunicação, será promovido um debate, que será conduzido pelo(a) coordenador(a) da sala.

6.    Os(as) apresentadores(as) têm a opção de utilizar o formato de apresentação que preferirem, seja em PowerPoint ou texto. Se optarem pelo uso do PowerPoint, os slides devem estar previamente gravados em um pen-drive ou enviados com antecedência para o e-mail do evento, caso prefiram que outra pessoa controle a apresentação.

7.       Para as apresentações online, os links correspondentes estão disponíveis na programação do evento.

8.      É importante destacar que o conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). Além disso, o arquivo da apresentação deve ser entregue ao(a) coordenador(a) e/ou monitor(a) da sala com pelo menos 15 minutos de antecedência ao início da sessão de apresentação.

9.  Para cada sala serão disponibilizados aparelhos do tipo Datashow para a projeção de slides. Outros materiais necessários para a apresentação são de responsabilidade dos(as) apresentadores(as).

10.   Recomenda-se que os(as) apresentadores que tenham a possibilidade levem consigo notebooks para facilitar as apresentações durante as sessões.

11.   Não há um modelo padrão para os slides, no entanto, sugerimos o uso de fundo branco com fontes em cor preta, tamanho mínimo de fonte 20, nos slides a serem utilizados.

12.  É imprescindível que todos os(as) participantes assinem a lista de presença para a modalidade de comunicação oral. Somente os(as) apresentadores(as) registrados(as) têm permissão para apresentar seus trabalhos, e não é permitida a troca ou substituição de apresentadores(as).

13.   É responsabilidade integral dos(as) participantes consultar as informações relativas às datas das apresentações, salas, horários e links, especialmente para as apresentações remotas, no site oficial do evento.

14.   A ausência do(a) apresentador(a) na sessão acarretará na não-emissão do certificado de apresentação no evento, além de resultar na exclusão do livro de resumo do evento.

 

Estas diretrizes têm como objetivo garantir o êxito das apresentações de trabalhos orais durante o evento. Certifique-se de segui-las para proporcionar uma experiência fluida e produtiva.