Palestrantes 

Prof. Dr. Ágabo Borges de Sousa

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1997), graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (1983), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia de Boa Vista (2004), graduação em Psicologia pela Faculdade Anísio Teixeira (2021), Mestrado em Teologia - Universität Hamburg (1988) e Doutorado em Teologia - Kirchliche Hochschule Bethel (1992), Pós-doutorado em Ciências da Religião pela UMESP (2013). Atualmente é professor titular a da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Teologia, Filosofia e Psicologia, com ênfase em Antigo Testamento e o diálogo da Filosofia grega com a cultura judaico-cristã; diálogo da Filosofia Helenista com a Psicologia Positiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Exegese, Antigo Testamento, Arqueologia do Médio Crescente, Bíblia, História de Israel e Novo Testamento, Filosofia Helenística, Filosofia da História e Antropologia Filosófica, desenvolvendo pesquisa sobre Felicidade. Avaliador Institucional e de Cursos do MEC/INEP. 

Profa. Dra. Alessandra Santos de Assis

Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada da FACED-UFBA, com atuação no ensino de Didática e Práxis Pedagógica. Pesquisadora do FORMACCE - Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação, com produção acadêmica no campo da Didática; Formação de Professores; Educação a Distância; Tecnologias da Educação e Comunicação; Cultura Digital. Coordenadora da Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) EDUCAÇÃO EM REDE, com foco em escolas públicas da Educação Básica. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID-UFBA, foi Coordenadora Institucional do PIBID-UFBA (2009-2018) e foi Presidente do FORPIBID (2014-2016). Coordenadora da Comissão Permanente de Formação de Professores e Articulação com a Educação Básica (COFEB-UFBA). Coordenadora de Formação e Integralização Curricular da Extensão da PROEXT-UFBA. Membro do Fórum Permanente de Formação de Profissionais da Educação da Bahia (FORPROF-BA). Coordenadora do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA). Vice-Presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) Regional Nordeste. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Geral do Sistema Nacional, da Diretoria de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação no Ministério da Educação - MEC.

 

Analista Universitária. Me. Ana Patrícia Maia dos Santos Almeida

Doutoranda pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento/ (UFBA/IFBA/UNEB) (2021). Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2014). Especialização em Gestão Pública/Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2012). Formação acadêmica em Bacharelado em Ciências Econômicas/Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS (2001). Servidora Pública - Analista Universitária (UEFS). Membro do Grupo de Pesquisa "Estudos e Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (EsPACIS)" e da equipe equipe do Projeto de Pesquisa "Normatividade, valor e subjetividade em Wittgenstein".



Profa. Dra. Ana Rita Queiroz Ferraz

Psicóloga. Doutora em educação e contemporaneidade. Professora da Área de Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Participa da coordenação do Grupo de Pesquisa e /extensão Artes do corpo: memória, imagem e imaginário. Coordena o projeto de extensão Sutaques da Escola: entre filosofar e educar no Sertão. Temas de interesse: filosofia e educação, riso, corpo, arte e processos grupais.


Prof. Me. Ângelo Márcio Macedo Gonçalves

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é Professor Assistente B da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na Área de Lógica, com ênfase em Ontologia, Lógica e Epistemologia Contemporânea. Integrante do Grupo de Pesquisa " O Antipsicologismo e Certeza em Wittgenstein. 2012./CNPq/UEFS. Colaborador do Projeto de Pesquisa/UEFS/CNPq/2019 "Normatividade, Valor e Subjetividade em Wittgenstein". Integrante do Grupo de Pesquisa/UEFS "Normatividade, Valor e Subjetividade em Wittgenstein/2022. Foi Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Graduação em Filosofia/UEFS. Coordenador da Área de Filosofia do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia/UEFS. Coordenador do Colegiado do Curso de Filosofia/UEFS. Coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão CPEX/UEFS do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia/UEFS. Coordenador do PIBID de Filosofia/CAPES. Integrante do GT ANPOF Pensamento Francês Contemporâneo. Atualmente pesquisa questões lógicas nas epistemologias de Gaston Bachelard e Karl Popper: Conexões e desconexões acerca da Teoria do Método Científico. 


Prof. Dr. Antônio Janunzi Neto

Professor Adjunto na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-PPGLM), Mestrado pelo mesmo Programa. Graduado em filosofia (bacharelado) pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ênfase de pesquisa em Metafísica e Teoria do Conhecimento com especificidade nas possíveis relações entre a estrutura gnosiológica do Tomismo e o Idealismo Transcendental de Kant. Experiência em história da filosofia a partir das questões relativas ao conhecimento em suas diversas manifestações ao longo da filosofia ocidental, com especialidade na Filosofia Medieval e Moderna. 


Prof. Dr. Charliston Pablo do Nascimento

Doutor em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Estética e Filosofia da Arte. Possui graduação e mestrado em filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor adjunto de filosofia na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia (UEFS) desde 2011, e possui experiência docente como professor substituto na Universidade Federal de Goiás (2007-2009), professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUG-GO), no ano de 2006, além de ter lecionado em faculdades particulares de Goiânia-GO, Trindade-GO e Aparecida de Goiânia-GO, entre os anos de 2006 e 2011. Em seu exercício profissional na UEFS, já exerceu atividades como conselheiro da Editora UEFS, Coordenador de arte da TV Olhos dÁgua, membro da Comissão de Apoio aos Animais do Campus (CAPAC), Coordenador de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), vice-direção do DCHF e vice-coordenador da Pós-Graduação em Filosofia. Atualmente, exerce o encargo de Coordenador da Pós-Graduação em Filosofia e desenvolve pesquisa na qual propõe uma teoria da definição do conceito de arte que não se sustenta meramente em preceitos eurocêntricos, ocidentais ou coloniais, e que abarca desde o princípio lúdico da criação artística à sua institucionalização na prática cultural, ao que intitula ?Tecnologias Poéticas?. Possui artigos publicados em periódicos, livros e congressos nacionais e estrangeiros, incluindo Aesthetics and Mass Culture, do International Congress of Aesthetics (ICA) de 2016, em Seul, e o Possible Worlds of Contemporary Aesthetics, do International Congress of Aesthetics (ICA) de 2019, em Belgrado. Poeta visual e artista plástico, possui exposições em Goiás e na Bahia, e publicações em revistas e coletâneas. Em 2021, foi eleito representante de Artes Plásticas para o Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana-BA, para o biênio 2021-2023. É membro do coletivo de artistas GEMA, de Feira de Santana-BA, e membro filiado/associado da International Association for Aesthetics (I.A.A.), da American Society for Aesthetics (A.S.A), e da Associação Brasileira de Estética (ABRE).


Prof. Dr. Eduardo Chagas Oliveira

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2010), Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2007). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, pertence ao corpo docente do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (FACED/UFBA). Responsável pelo Grupo de Estudos "Direito, Linguagem e Produção do Conhecimento" (CNPQ), atuou como Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, tendo sido Editor Responsável pela Revista Ideação (UEFS). Pertence ao Conselho Editorial da Revista EID&A (UESC). Tendo atuado como Consultor de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, possui experiência na Formação de Professores, especialmente nas Licenciaturas do Programa Nacional de Formação de Professores (PROFORMA), da Plataforma Freire. No campo das investigações acadêmicas, concede maior ênfase aos conteúdos associados à Ética, Teoria da Argumentação, Hermenêutica e Epistemologia Jurídica.

Profa. Me. Flávia Cristina Batista Caires

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001), especialização em Gestão Educacional e Planejamento (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2015). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Desde 2015 atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Política (GPAP). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de políticas públicas, juventude; cidadania, evasão; educação; jovens e adultos. Em 2018 assumiu o cargo de Gerente Acadêmica na pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Profa. Dra. Geovana da Paz Monteiro 

Possui bacharelado (2004), mestrado (2008) e doutorado (2014) em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Em 2020, finalizou pós doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFSCar. É docente adjunta 4 do Colegiado do Curso de Licenciatura em Filosofia, docente da Pós Graduação Latu sensu (Especialização) em Filosofia, Conhecimento e Educação e do Mestrado Profissional em Rede - PROF-FILO, todos no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica - NUPEF/UFRB. Atualmente coordena o Grupo de Estudos Mulheres, Filosofia e Literatura (GEMFIL), da UFRB e o Projeto de Extensão Café Filosófico: Educação, Política e Cultura, da UFRB. Em 2010, sua pesquisa de mestrado intitulada "A medida do tempo: intuição e inteligência em Bergson", recebeu o Prêmio ANPOF de melhor dissertação, trabalho publicado em 2012 pela Editora Quarteto. Integra os grupos de pesquisa Subjetividade e ontologia na filosofia francesa contemporânea (Séculos XIX e XX), da UFSCar, e Filosofia Moderna e Contemporânea, da UFBA. 

Prof. Me. Jorge Luiz Nery de Santana

Possui Mestrado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010), Pós-graduado em Filosofia pela UEFS (1999), e em Teologia e cultura pela Faculdade Batista Brasileira (2007), Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996), Bacharelado em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira(2007) e Licenciado em Filosofia pela FBB (2011). Foi professor do Seminário Teológico Batista do Nordeste, da UNEF e da FTC em Feira de Santana e da FBB em Salvador. Foi professor substituto de História Antiga da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB).Atuou na Universidade Salvador (UNIFACS - Feira) e na Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Foi professor de Ética Filosófica na Faculdade Católica de Feira de Santana. Exerceu a função de professor substituto no Departamento de Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) atuando nas Disciplinas de Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação e Estágio até Fevereiro de 2017.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea (Introdução à Filosofia, História da Filosofia e Ética), Metodologia da Pesquisa Científica, na Área de História: História Antiga, Medieval e Moderna. Teoria e Filosofia da História e Historiografia. Lecionou História da África , História da Cultura Afro-brasileira, Ensino de História, Historiografia e Orientador de TCC no Programa de Formação de Professores da Plataforma Freire (PARFOR) pela Universidade do Estado da Bahia, onde foi Professor-Formador I. Pesquisador da área de História das Religiões, Filosofia e Educação. Foi professor substituto na área de Teoria da História com carga horária de 20h na UNEB CAMPUS XIV(2016-2018), Atualmente reside em Feira de Santana e atua como Professor Substituto também na UEFS.

Prof. Dr. Luis Marcelo Rusmando

Possui doutorado (2017) e mestrado (2010), ambos em Filosofia, pela Universidade Federal da Bahia, e Licenciatura em Filosofia (2006), pela Faculdade Batista Brasileira (Bahia). Desenvolvo pesquisa em Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna, trabalhando os temas: Espinosa; Deus; substância; atributos; monismo. Mais recentemente, desenvolvo pesquisa na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia. Por sua vez, sou docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Estado da Bahia, no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, onde ministro aulas de Filosofia e disciplinas vinculadas a essa área de conhecimento.

Profa. Dra. Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo 

Possui Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2014/ UFBA/UEFS), Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008), Especialização em Educação Matemática (2000/ UEFS) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, especialmente as de Avaliação Educacional, Ensino de Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática.

Prof. Me. Maurício Silva Alves 

Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (2009), graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2018), graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia - Claretiano Centro Universitário (2014) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Atuou como Professor do ensino Médio e Técnico na Secretaria de Estado de Educação do Paraná (2011-2014). Professor Tutor na Universidade Positivo (2013-2014). Atuou como Coordenador Geral da Especialização na Faculdade Católica em 2019. Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual de Feira de Santana no Departamento de Educação. Professor Formador na Licenciatura em Pedagogia da UAB-UEFS (2023). Atua como Coordenador da Graduação em Licenciatura em Filosofia da Faculdade Católica de Feira de Santana. Tem experiência na área de Metodologia do Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação e Estágio supervisionado em Filosofia. Aluno do Doutorado Interinstitucional em Filosofia na UNISINO-RS/Faculdade Católica de Feira-BA.

Prof. Dr.  Paulo Sérgio Dantas Vasconcelos

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Ensino, Filosofia e Historia das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Católica do Salvador e coordenador do curso Bacharelado em Filosofia da Ucsal e professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia ministrando componentes da área de Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Filosofia Moral, Filosofia Medieval, Filosofia da Educação e Filosofia da Diferença. É pesquisador líder do grupo de pesquisa em Filosofia Contemporânea na linha de pesquisa Filosofias da Diferença em interface com a Ética e a Educação. É coordenador e professor de Estágio Supervisionado na Universidade do Estado da Bahia desde 2016. É membro da comissão que elabora um projeto de Mestrado Profissional em Educação na condição de APCN e integrante do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente do mesmo projeto.

Profa. Dra. Rita de Cássia Brêda Mascarenhas Lima

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2017); Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2008); Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1992). Atualmente é professora Adjunta B da Universidade Estadual de Feira de Santana; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEFS; Pró-Reitora de Extensão da UEFS; Coordenadora do Projeto de Extensão - Leitura Itinerante - uma alternativa de mobilização de leitores; Atuou como Coordenadora de Extensão da PROEX/UEFS no período de 2009 a 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de leitor, formação docente, prática pedagógica, práticas culturais de leitura, pesquisa e leitura.

Prof. Dr. Roberto Roque Lauxen

Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS com Estágio Sandwich na École Pratique des Hautes Études (EPHE-Sorbonne). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Graduado em Filosofia (FAFIMC). Tem experiência de docência em nível de Graduação e Pós-Graduação. Atua principalmente nas áreas de Ética, Antropologia filosófica, Filosofia da linguagem e Filosofia da educação.

Profa. Dra. Rosane Meire Vieira de Jesus

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, da Faculdade de Educação da UFBA (2012), Mestra em Educação pelo mesmo Programa (2007) e Comunicóloga pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (1999). Líder do grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq), lotado no Departamento de Educação/Campus XIV da UNEB. Professora do mesmo departamento da Universidade do Estado da Bahia, vinculada ao Colegiado do curso de Comunicação Social, com habilitação em Rádio e Televisão. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (MPED). Atualmente, Pró-Reitora de Extensão da UNEB.

Profa. Dra. Salete Maria da Silva

Possui Graduação em Direito (URCA), especialização em Gestão de Pessoas (UFBA), mestrado em Direito (UFC), doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (UFBA) e Pós-doutorado em Direito com enfoque de gênero (UNAM). É docente do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (UFBA); do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo- PPGNEIM/UFBA e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Segurança Pública, Justiça e Cidadania-PROGESP/UFBA. Foi sub-chefe do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (UFBA) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM-UFBA. É advogada com atuação especial na defesa dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+. Tem formação especial em Direitos Humanos (GAJOP-UNICAP) e capacitação na mesma área pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal-SEDH. Tem formação em Metodologia para a Incorporação da Perspectiva de Gênero no Direito pela Unión Nacional de Juristas de Cuba. Realizou estância acadêmica (doutorado-sandwich) na Universidad Nacional Autónoma do México-UNAM, como bolsista da CAPES. Ministrou aulas no Curso Regional Poder y Participación Política de las Mujeres (FLACSO-Equador). É membro da RED ALAS - Rede Latino Americana de Acadêmicas del Derecho. Atua na linha de pesquisa Gênero, Poder e Políticas Públicas, dedicando-se aos seguintes temas e campos de interesse: Constitucionalismo feminista. Gênero e Poder. Gênero e Estado. GÊNERO E DIREITO (com ênfase em Feminismo Jurídico e Empoderamento Jurídico das Mulheres). Gênero e Cidadania. Gênero e Sistema de Justiça. Direitos Humanos das Mulheres. Direitos para LGBTs. Direito e Transformação Social. Tem sido referenciada nos debates acerca do Direito Constitucional, Mulheres e Constituição, Gênero e Igualdade Jurídica e Feminismo Jurídico. Além disto, aprecia, produz e publica literatura popular (cordel), estabelecendo diálogos entre arte, direitos e transformação Social. É líder do JUSFEMINA - grupo de pesquisa e extensão em gênero, direito e políticas para a igualdade. Durante 15 anos lecionou, como docente concursada, no Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri-URCA, onde também foi coordenadora da graduação e pós-graduação em Direitos Humanos.

Prof. Me. Saulo Matias Dourado

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, é professor com larga experiência na educação básica e na superior, seja no setor privado ou público. Trabalhou como autor didático e consultor educacional para redes de ensino na Bahia e em São Paulo. Coordenou a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para a redação do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) a partir do proBNCC Pesquisa nas áreas de Filosofia Medieval e Filosofia da Educação. Também se dedica à literatura, com títulos infantojuvenis selecionados para distribuição escolar pelo PNLD Literário. Atualmente, coordena a formação de professores de Ensino Médio da rede estadual da Bahia para implementação do novo documento curricular, através da Fundação Getúlio Vargas.

Profa. Dra. Simone Souza de Oliveira

Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz-FIOCRUZ/BA (2011); Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001) e Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (1982). Atuou de junho de 1986 a junho de 2015 como Farmacêutica da Fundação Nacional de Saúde. Atualmente é Professora da disciplina Parasitologia Humana para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia e Medicina, disciplina Biologia, Saúde e Educação para o curso de Licenciatura em Biologia e do Programa Especial de Formação para Professores (PROFORMA) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do Programa de Extensão ?Estudos Parasitológicos na Microrregião de Feira de Santana e membro da equipe do Projeto Popularização da Ciência e Alfabetização Científica - A Escola Básica na Universidade na formação continuada e descoberta de novos talentos (CAPES 2013) que visa estimular a aquisição de conhecimento de professores e alunos na busca de novos talentos na rede pública de ensino de Feira de Santana. Coordenadora de Área do Subprojeto de Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBIB - UEFS. Participou do Projeto Água na Escola que teve como objetivo formar multiplicadores em Educação Sanitária e Ambiental na rede publica de ensino e do Projeto Faz Cidadão Ambiental que contribuiu na elaboração do diagnóstico ambiental e na capacitação de agentes multiplicadores em Educação Sanitária e Ambiental em vários municípios baianos. Membro do Programa Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) coordenado pelo Ministério Publico do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Medicina Investigativa, com ênfase em controle e prevenção de doenças endêmicas e agravos a saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmaniose visceral, parasitoses, educação ambiental, saúde dos povos indígenas, controle da qualidade da água para consumo humano e saneamento básico e ambiental.

Prof. Dr. Wagner Teles de Oliveira

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (2005), mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutor em Filosofia pelo mesmo Programa de Pós-Graduação. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Contemporânea, cujo enfoque principal volta-se para questões de epistemologia e filosofia da linguagem, sobretudo na obra de Ludwig Wittgenstein sobre a qual desenvolve pesquisa. Além disso, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática (http://www.efg.ufba.br), o qual está vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea.

Prof. Dr. Walter Omar Kohan

Walter Omar Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC). Publicou mais de 100 trabalhos em periódicos especializados em vários países e publicou ou organizou mais de 50 livros. Coordena desde 2007 o Projeto de Extensão em Escola Pública ("Em Caixas a Filosofia em-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionais junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de monografia, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação. Seus livros estão publicados em castelhano, português, francês, italiano e inglês.