EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


EPISTEMOLOGIA E LINGUAGEM

Este eixo recebe trabalhos que tratam de questões clássicas da teoria do conhecimento, bem como das relações entre a linguagem e o conhecimento. São investigadas questões filosóficas, metodológicas e históricas sobre a ciência, a epistemologia e a linguagem, considerando as possibilidades de conhecimento e sua relação com as expressões linguísticas.

 

ÉTICA E POLÍTICA

Este eixo recebe trabalhos que tratam de questões éticas e políticas, investigando temas como identidade, liberdade, dever, responsabilidade, natureza humana, prática política, constituição e crítica do Estado, dos valores e do poder. São abordados os filósofos e temas clássicos na ética e na filosofia política, bem como suas implicações para a atualidade.

 

ONTOLOGIA E HERMENÊUTICA

Este eixo recebe trabalhos que tratam da ontologia e hermenêutica filosófica, abrangendo a leitura de textos antigos, medievais, modernos e contemporâneos. São investigadas as implicações da ontologia e da hermenêutica para outros campos da reflexão filosófica, considerando a relação entre o elemento teórico fundamentado e temas correlatos em diferentes áreas, como filosofia moral, psicanálise, estética, filosofia da arte, política, epistemologia, direito, história, psicologia, filosofia da mente e linguagem.

 

ENSINO, EDUCAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE (FILOSOFIA E DEMAIS ÁREAS)

Neste eixo, apresentaremos trabalhos que abordem reflexões sobre "ensino, educação e prática docente" como uma ferramenta para elucidar temas relacionados à educação, teorias do ensino, práticas pedagógicas em sala de aula, formação de professores/as, avaliação educacional, produção de subjetividades, sexualidade, relações de poder, biopoder, teoria crítica, teoria feminista, estudos de gênero, estudos des-coloniais/pós-coloniais, estudos subalternos e outros temas relevantes. A proposta central é considerar a reflexão sobre a prática docente, o ensino (especialmente de filosofia) e a formação de professores/as críticos/as e reflexivos/as em diversas áreas do conhecimento. Diante das questões emergentes e imprescindíveis para promover a formação humana (Bildung) e explorar formas de ampliação dos horizontes de transformação ética-estética e política. Este eixo abrange professores/as de diferentes áreas do conhecimento, como história, sociologia, literatura, ciências, entre outras, que buscam aprimorar sua prática pedagógica e refletir sobre o papel da filosofia na educação. Proporciona-se assim um espaço de diálogo e colaboração entre educadores/as comprometidos/as com a educação crítica e a formação integral dos/as estudantes, visando promover uma abordagem acadêmica rigorosa e analítica.

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM EXTENSÃO

Este eixo recebe trabalhos que relatam experiências de extensão universitária, envolvendo projetos e programas que promovem a interação entre a universidade e a sociedade, buscando a democratização do conhecimento, a transformação social, o desenvolvimento sustentável. As reflexões sobre a prática de extensão, suas metodologias e resultados, são consideradas fundamentais para o fortalecimento e aperfeiçoamento dessa modalidade de ensino.